As costuras têm má-fama no tricot, mas acho que não têm o proveito!
Aliás, os acabamentos em geral têm má-fama….porque quando estamos a terminar um trabalho, acaba-se o “bem-bom” de dar ás agulhas e temos de dançar a outro ritmo. A ansiedade de ver o trabalho pronto é muita, mas a perspectiva de passar muito tempo a costurar + rematar + cortar, etc é desanimadora. Sejam sinceras, quantos projectos não ficam terminados, no cesto, à espera de um dia com mais paciência para serem terminados?
(isto não pode acontecer só comigo…)
Mas nem tudo são espinhos nas costuras e com um pouco de técnica + prática, conseguimos terminar as costuras em tempo recorde e com um acabamento invejável. Não acreditam – ora vejam lá:
Se nos meus primeiros trabalhos as costuras eram assustadoras, hoje são minhas aliadas. Também gosto de tricotar em circular e sem costuras, mas muitas vezes as peças ficam demasiado pesadas e os meus pulsos gritam por socorro. Reservo os trabalho em circular para peças pequenas de bébé e para as maiores uso costuras.
Além disso, tenho uma máquina de tricotar que adoro – e isso significa tricotar tudo “em peças” e costurar tudo no final. Mas, claro, que neste caso não custa nadinha porque tricoto todas as peças de uma camisola em cerca de 2 horas e ainda tenho energias de sobra para os acabamentos!
E, por falar nisto, já experimentaram alguma vez tricotar à máquina?
Fiquei curiosa com a máquina de tricotar… 🙂 Estás satisfeita? Compensa o investimento? 🙂 Seria abusar muito se te pedir um desenvolvimento sobre este tema? 😉 Há visitas chatas… 😀 Beijinhos
De chata nada, que a curiosidade é saudável. Muito saudável! 😉
Olha acabas de me dar um bela ideia para um post no blog. Vou tirar umas fotos e assim consigo explicar melhor como funciona a coisa. Alguma vez viste alguma a trabalhar?
beijinhos
Olá Filipa,
Também fiquei curiosa sobre a máquina de tricotar pois já ouvi falar mas confesso que não conheço. E já agora que fios usa com a máquina? São especiais para máquina de tricotar?
Obrigada pela dedicação e carinho 🙂
Paula
Olá Paula,
Os fios próprios para a máquina de tricotar são do tipo industrial, em cone e são muito difíceis de encontrar. Por isso, uso fios “normais” mas que tenho de encerar e novelar euzinha em casa. E tenho de escolher as lãs e algodões mais finos possível, porque a máquina não trabalha muito bem com fios gordos. Como este tema suscitou muita curiosidade vou escrever um post aqui no blog sobre a máquina. Mas, claro que tenho todo o gosto em responder a todas as vossas duvidas! 🙂
beijinhos
Obrigada Filipa, fico a aguardar o post 🙂
Gosto muito de passar pelo seu blog!
Filipa, teria sido melhor se a peça fosse na cor branca… foi-me difícil enxergar… não consegui enxergar claramente o local onde vc introduzia a agulha pq a cor da sua amostra não ajudou para a demonstração. Tenho duas perguntas:
1. Como fazer para ter os tais nozinhos ali onde temos de nos guiar para introduzir a agulha por baixo dos dois fios de lã? 2. A cada vez que vc volta para o lado esquerdo, vc enfia a agulha no mesmo local onde enfiou a agulha anteriormente?
Você pode me responder por e-mail, se preferir. Muito obrigada.