Querido tricot – amostras, a sério?

Pois, eu sei, queremos é tricotar roupas + cachecóis + golas e luvas – amostras para quê?
Embora não pareça tricotar a amostra pode fazer toda a diferença. Sim, toda a diferença entre a camisola servir ou não, entre o casaco apertar ou não… Mas deixem-me ser franca: nos projectos em que as dimensões não são assim tão importantes (como cachecois, golas, etc) eu não faço amostras! Pronto, já disse, não faço e prontos, hunf! 
Não me importo se a gola fica com mais 2 cm…e normalmente, o comprimento “vai a olhómetro” 🙂

Mas, nas roupinhas de bébé a conversa é outra. Nestas peças a diferença de 2 cm, corresponde à diferença entre tamanhos (por exemplo entre 3 ou 6 meses) e, por isso, as amostras são importantíssimas e não dispenso! Mas já tenho umas caixa cheia de amostras com as lãs de bébé que gosto de utilizar e já nem tenho de fazer contas – vejo qual corresponde, pego nas agulhas certas e “lá vou eu”.

Mas afinal, como faço as amostras e como conto os pontos





Mesmo com amostras, o tricot é muito emocional. Aconteceu-me estar a fazer umas baleias em crochet e, numa noite que estava “uma pilha de nervos” com uma serie de acontecimentos que não interessam agora, mas estava tão nervosa+irritada – fiz os pontos tão apertados – que no final a baleia ficou com menos 3 cm que as outras! 

20 thoughts on “Querido tricot – amostras, a sério?”

  1. Filipa,
    Confesso que não fazia amostras. Como devem calcular, muitas vezes saíu asneira…!
    Mas, depois deste video, agora até fiquei com vontade de fazer uma coleção de amostras 🙂
    Parabéns por mais um excelente video
    Beijinhos e bons trabalhos

  2. Olá Filipa, fiquei com uma dúvida….
    As amostras devem ser sp produzidas em ponto de meia? mesmo q o trabalho seja para fazer com outros pontos?
    O ponto meia ou o ponto mousse por exemplo devem ter diferenças em tamanho, ñ deve?
    Obrigada pelos vídeos fantásticos 🙂
    Susana

    1. Olá Susana!

      Normalmente as amostras de referência são em ponto meia, mas em alguns esquemas pedem para fazer a amostra no ponto utilizado. Esta informação vem, geralmente, no inicio do esquema. Se não disser nada, então refere-se a uma amostra em ponto meia. E, sim, existem diferenças de tamanho de ponto para ponto. Geralmente o ponto mousse fica mais largo que o ponto meia e o numero de filas para uma mesma altura também é diferente.

      Obrigada pelo interesse!

      bjinhos

  3. Ola Filipa
    Há muito que faço tricot e confesso que nunca faço as amostras, aliás porque para ser sincera também não sabia muito bem como as interpretar. Agora estou no trabalho (ups isto não se deve dizer) e não posso ver o vídeo mas logo que possa vou ver o teu vídeo. Pois eu sou fã da roupa de bebe infelizmente muitas peças só servem mesmo em bonecas 😛 e tudo por falta da amostra.
    Também já subscrevi a tua newsletter.
    Parabéns pelo trabalho e pelo blog.

    Jinhos

    Goreti

    1. Olá Goreti,
      Quando subscrever a newsletter tambem recebe uma régua para “ler” as amostras e fica tudo muito mais fácil!

      Dica: se estou a trabalhar com uma lã especial, tingida à mão (e, portanto, carissima!), depois de ler a amostra, desfaço e reaproveito a lã!

      beijinhos

  4. Olá, Filipa! Muito boa a tua dica da amostra – que, aliás, eu aprendi com minha professora de tricô à máquina, ao fazer esquemas, e acabei levando pro meu tricô e o meu crochê manuais. Esse quadradinho de 10 x 10 é mesmo uma mão na roda, ajuda mesmo.

    Um abraço

  5. Ola Felipa.Já estou a caminho de fazer os sapatinhos que voce tão bem ensinou.Quanto às amostras devo confessar que nunca havia prestado atenção devida mas agora vou faze-lo.Gostaria mais uma vez de enfatizar que à sua didática e carinho com que voce lida com a tradição do trico são fatntásticas.Um abraço, Maria de Fatima

  6. Olá, Filipa:
    Só agora vi a resposta a uma minha pergunta que tinha feito e que remetia para aqui. Na verdade resume uma resposta a muitas das minhas perguntas e a muitas das minhas dúvidas. Vou ver o vídeo com atenção e vou passar a fazer assim. Obrigadíssima

  7. olá Filipa
    Procurando outra informação sua na net, deparo-me com este vídeo verdadeiramente útil. As “minhas” amostras nunca me dão a informação correcta e a meio do trabalho é o que se sabe…… Prometo ser mais cuidadosa a partir de agora.
    Mais uma vez obrigada!
    Fatima

  8. Olá, Filipa!
    Obrigada pela simpatia e pelas prendinhas de boas vindas :-). Vou já imprimir a régua das amostras e tentar fazer os sapatinhos. Aliás, soube, há poucos dias, que ia ser, mais uma vez, tia-avó! Por isso, os sapatinhos vêm mesmo a calhar.
    Um beijinho.

  9. Pingback: Com quantas malhas começar? | Nionoi

  10. Estou a acabar um poncho feito todo em malha de liga(direito e avesso) e gostaria de cerzir parando ficar com costura,mas só encontro modo de cerzir malha da meia.
    Existem possibilidade de cerezirmalha de liga?
    Obrigada

  11. Pingback: KAL Camisola Mosaico – 1ª parte | Nionoi

  12. Pingback: Apresentação do casaco Tea Cup | Nionoi

  13. Pingback: Camisola Giesta | Nionoi

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.