Noutro dia, durante uma aula, conversava com uma aluna sobre a ideia de replicar uma camisola de lã para o marido. A ideia era fazer uma camisola exactamente igual à que ele adora e que, de tanto usar, precisa de reforma! Não estávamos a seguir um esquema escrito…o nosso esquema era a própria peça. E então surgiu a duvida: de quantos novelos vamos precisar?
Para a nova lã que íamos utilizar, a nossa única referência era a amostra e tinha de partir daí. A amostra media cerca de 15x15cm e utilizamos uma balança digital para pesá-la. A partir daqui utilizamos a relação entre o peso e a área da amostra como referencia. Calculamos a área total das peças necessárias para formar a camisola e utilizamos uma “regra de três simples” para obter o valor final.
Acabei com uma folha que mais parece um problema de matemática, mas que achei que podia resolver as contas a algumas de vocês com a mesma duvida. Aqui está ela:
Reparem como utilizo as medidas que pretendemos para a camisola (e que podíamos medir na camisola existente) para calcular áreas de 2 rectângulos que correspondem à frente e costas; e outros 2 rectângulos para as mangas. Não compliquei o assunto tentando calcular áreas exactas porque vamos ter sempre desperdícios de lã. E é sempre preferível que sobre!
Como os novelos da lã escolhida são de 50 gramas, divido o peso total da lã por esse valor para obter o numero de novelos que preciso de comprar.
E vocês, já tinham feito contas assim?
Muito útil! Muito obrigada!
Filipa os seus artigos são sempre muito importantes principalmente quando começamos a aprender. Não imagina como está a ser difícil fazer um casaco para a minha filha!
É mais difícil que fazer uma tese de mestrado! Acredite! Obrigada Filipa não se esqueça dos que têm que começar do inicio! Obrigada
Maria do Céu, não acredito que seja mais difícil que uma tese! Mas deve começar por planear bem para poupar em desilusões….espreite o meu video sobre amostras que é muito importante. Se é o primeiro casaco opte por seguir um esquema (também tenho um artigo sobre esquemas gratuitos em português)
Obrigada pelo carinho de sempre.
Abraços
Maricleide- Santos-SP-Brasil
Filipa, isto é absolutamente brilhante! Mega-simples, mas responde à questão de como, por exemplo, mudar a espessura de um fio em relação ao recomendado. Estou prestes a fazer isso e já vou aplicar esta metodologia. Obrigada!
Obrigada Isabel! 🙂
Sim, também serve para isso…E também serve para quando queremos aumentar(ou diminuir) o esquema para um tamanho que não vem especificado.
obrigada Filipa por mais esta lição virtual. Acho fantástico. e vai ser muito útil para mim, dado que adapto sempre modelos e a minha caixa de restos, cresce, cresce! E, já que virtualmente falamos, cá vai um chá e uma fogaça quentinha! até breve.
Fatima
Obrigada Fátima!
Mas essa caixa de restos nós sempre podemos ir tratando dela nas feltragens! 🙂
Sim, creio que utilizo mais ou menos essa técnica para tudo e não apenas para cálculo da quantidade de lã:); a amostra serve-me para determinar quase tudo, abusando da regra de três simples.
Filipa Boa Noite aqui no Brasil, fiquei muito feliz por receber seu email, pois a
ultima vez que lhe escrevi foi em maio. Adoro suas dicas e faço parte de um grupo
de senhoras muito queridas que fazemos roupinhas de bebes para doar aqui no Brasil.
então recebo dicas e algumas receitas para tricotar para esse bebes. E foi assim que achei um lindo sapatinho que você postou e acabei conhecendo seu blog. Adorei a ideia de chá virtual, pois moro em Santos a terra de Pelé, aliás perto da Vila Belmiro
estádio que Pelé jogou por vários anos. Espero que me responda e parabéns.
Abraços
Maricleide
Santos-SP- Brasil
Olá, tudo bem?
Parabéns pelo seu site, é ótimo!
Adorei esse seu cálculo de novelos.
Mas fiquei com uma dúvida, o que significa:
35 M X 47 F = 10 gramas?
Obrigada,
Saudações do Brasil
Como calculamos por peso?
Não seria mais fácil pesar a camisola e ver qt pesa e comprar esse peso em lã? Espero que a camisola seja para o marido usar e não para a esposa agradar marido.