O laço mágico, ou magic loop, como é conhecido!

O post da semana passada provocou alguns efeitos secundários em alguma seguidoras (ainda por cima misturei tricot com aranhas…ufa,ufa)….do ponto de acharem que nem pensar pegar em tanta agulha ao mesmo tempo!

Por isso, sabia que tinha de te mostrar uma alternativa….e aqui está ela – o magic loop. Mas, como tantas outras coisas na vida, isto “é de gostos”. Porque se há quem arrume com as agulhas de meia de vez, também há as que,como eu, gostam de usar as 2 técnicas – dependendo do trabalho, claro!

Por exemplo, gosto mais de usar as agulhas de meia para fazer as diminuições nas touquinhas ou gorros; e gosto mais de usar o magic loop para os dedos das luvas. Nem sei bem explicar porquê, mas dá-me mais jeito assim! “Fricotes” de tricotadeira…
Agora vejam lá aqui, como podemos trocar as 5 agulhas de meia, por umas agulhas circulares e fazer magia:

E vocês, qual gostam mais? Como diria o nosso Marco – loura ou morena?

12 thoughts on “O laço mágico, ou magic loop, como é conhecido!”

  1. Gosto desta técnica, mas faço uma técnica semelhante usando 2 circulares. Parabéns pelas suas dicas que consulto regularmente, apesar de já fazer tricot há muito tempo. Vou sempre aprendendo. Isabel

    1. Olá,
      Não conheço essa técnica de usar 2 agulhas circulares….como faz?

      Eu só sei mesmo trabalhar com agulhas de meia ou assim, em magic loop……está visto que ainda tenho mmmuuuuiiiiittttooooo que aprender! 🙂

  2. Olá, encontrei hoje o seu cantinho e já fiquei fã, eu faço crochet e tricot há muitos anos, mas na verdade fazia mais crochet, recentemente estou a dedicar-me mais ao tricot e estou a adorar, mas como é lógico só sabia o básico e tenho aprendido muito neste mundo, então encontrar blogues como este é para mim fantástico, pois trás sempre algo novo e ensina técnicas que nem fazia ideia existirem 🙂
    Quanto ao magic loop, já conhecia, pois quis fazer um gorro sem costuras para o meu sobrinho e não tinha agulhas de meias no tamanho que precisava, então andei pelo youtube e encontrei esta técnica, devo dizer que resultou muito bem, e torna-se mais simples do que estar com 5 agulhas na mão 😉
    Obrigada por repartir connosco estes conhecimentos, bjos doces

  3. Filipa, a menina é mesmo uma lufada de ar fresco no tricot…. além dos seus vídeos ainda nos mostra dicas maravilhosas de tão simples…. adorei essa de amolecer o cabo das agulhas! Acabou com o meu sofrimento, minha querida….. Obrigada!

  4. Filipa, eu gosto de tricotar mas não sou habilidosa com as agulhas… é-me difícil idar com as agulhas… e memorizer facilmente as técnicas. Para lidar melhor com minha frustração, sempre qdo vou aprender uma nova técnica, seleciono projetos para dois meses. Qdo chegou a vez de aprender o Laço Mágico, passei 2 meses tricotando gorros e boinas… não foi aborrecido pq eu levei tempo pra me sentir a gosto com o Laço Mágico e qdo fui melhorando comecei a fazer gorros mais elaborados como com tranças (cable in English). — Notei que não se faz necessário dividir o número de pontos exatamente na metade para começar a primeira carreira… imagine vc contar a metade de digamos 90 pontos, que forrobodó… tb é preciso dizer às pessoas qual o tamanho mínimo das agulhas circulares (o cabo ou plastico)… dizem que é preciso ser de 100cm, mas eu fiz meus gorros com agulhas circulares de 80cm de extensão. — Agora estou considerando aprender a fazer meias usando o Laço Mágico pq acho uma perrenha lidar com agulhas sem pontas.

    Palpiteira que sou, agora que sei que o Querido TricoT está sendo ensinado em Lisboa, minha sugestão é que as alunas aprendam a fazer cachecol com tranças reversíveis (Reversible Cable)… qdo faço, separo as tranças entre si com ponto Arroz (Brasil) e Seed stitch (USA)… minhas tranças eu as tenho feito em 2×2 ponto Sanfona ou Gaita ou Barra (Brasil) e Rib stitch (USA)… agora vou fazer pela primeira vez 1×1. — Obrigada.

  5. Pingback: Kal camisola Mosaico – 2ª parte | Nionoi

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.