Montagem dupla na mão (long tail cast-on)
Desde que publiquei o tutorial das luvas bulky que recebi vários pedidos para explicar a montagem utilizada. Na montagem é dupla na mão, o acabamento é exactamente o mesmo da montagem que explico neste video: montagem dupla à portuguesa.
A diferença está na forma como devemos tricotar a primeira carreira para que a montagem fique com o acabamento certo do lado do direito do trabalho. Em resumo, é assim:
- em idas e voltas – na montagem dupla na mão a 1ª carreira a tricotar deve ser do avesso; e na montagem dupla à portuguesa a 1ª carreira a tricotar é do direito
- em circular – a montagem dupla na mão fica pronta para tricotar em circular pelo lado do direito (em meia); na montagem à portuguesa deve tricotar pelo avesso (em liga)
Claro que tudo isto pode variar em função do acabamento pretendido, mas estas são as regras comuns para os trabalhos em ponto jersey. Vamos lá ver como se faz? Quem se lembra de jogar “à cama do gato”?


Um comentário
Adelina Bravard
Parabéns Filipa Carneiro, pela clareza com que explica e executa qualquer dos seus tutoriais. Qualquer principiante não terá qualquer dúvida em iniciar-se no tricô, penso eu que já sei algumas coisas, mas quando um pouco esquecida, ou em dúvida, procuro e logo encontro a resposta.
Acho este seu trabalho, muito útil e precioso, faço votos para que possa sempre a ensinar os que precisam. Beijinho Grande e Muito, Muito Obrigado.