A XXS, Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro acaba de lançar a 2ª Campanha “XXS-XXL, Pequeno no Tamanho, Grande no Coração”, que tem como objetivo contribuir para dotar as Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais de todo o País, de material de conforto necessário para estes bebés. Os gorros e botinhas vão permitir manter os bebés quentinhos e ajudar a promover o vínculo afectivo com os seus pais, através do Método Canguru (também conhecido como “contacto pele a pele”). Este método consiste no contacto, precoce, prolongado e o mais contínuo possível, de pele com pele, entre os pais e o bebé, permitindo um maior envolvimento no cuidado ao recém-nascido. Este bebés de baixo peso têm ainda mais tendência para arrefecer as extremidades do seu frágil corpinho e, por isso, estas peças ajudam a que se mantenham a uma temperatura estável – giros e confortáveis!
Já podem imaginar que no mesmo minuto em que esta campanha me foi apresentada, eu aceitei colaborar e me envolvi de coração cheio. Rapidamente percebi que estes gorros e botinhas iam aquecer não só os bebés XXS, mas também os corações dos seus pais, irmãos, família, amigos e profissionais de saúde que os acompanham dia-a-dia nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais. Ora, só com o meu par de mãos não ia longe e por isso, preciso que se juntem a mim nesta campanha! Desenhei os modelos, escrevi as instruções e a agência Final Solution paginou o nosso “Pequeno Manual de Grandes Ações”, onde encontram as instruções necessárias para tricotar os gorros e as botinhas para a campanha.
Descarrega aqui: Pequeno Manual de Grandes Acções
Desenhei modelos muito simples, tricotados com base num rectângulo em malha de liga – apto para todos os níveis de tricotadeiras…mesmo para as que aprenderam hoje, agora mesmo! O ponto mousse pode ser tricotados sempre em meia ou sempre em liga, como for mais cómodo para vocês, e as medidas destas peças são tão pequeninas que é um óptimo projecto para andar na mala. Podem tricotar em qualquer lado e qualquer pequena espera pode acabar a aquecer um bebé XXS!
Mas, além das instruções, já sabem que não resisto e a mostrar como se faz e, por isso, preparei 2 video-tutoriais onde mostro como executar os gorros e as botinhas XXS em pormenor, desde a montagem das malhas aos remates finais. Também falo sobre algumas recomendações especiais: uma vez que estas peças serão utilizadas por bebés em Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais, é muito importante que sejam tricotadas em algodão ou fibras anti-alérgicas, adequadas para bebés e sem pelo. Estas peças serão sujeitas a lavagens intensivas e muito frequentes, por isso, optem por fibras de qualidade – com apenas um novelo conseguem completar vários conjuntos! Sempre que possível, escolham cores neutras, que sirvam para meninas e meninos, porque isso facilita muito a gestão de stock por parte dos hospitais. Eu testei com sucesso as lãs gentilmente doadas pela Rosários4 para esta campanha: “carícia”, “be cool” e o algodão “for nature”, e gostei muito do resultado (não deformaram mesmo quando os lavei a 90ºC na máquina de lavar!).
Agora toca a dar ás agulhas que a entrega dos gorros e botinhas deve ser feita até ao dia 17 de novembro (dia em que é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade) em qualquer uma das 12 lojas Knot espalhadas pelo país, ou na sede da associação XXS (na Maternidade Alfredo da Costa). A Nestlé, também parceira nesta iniciativa, irá posteriormente recolher o material e entregar junto de todas as Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais de todo o país.
Juntam-se a mim?
Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim! Só vi agora, já perdi muito tempo. Vou começar….JÁ!!!
Aderi bela iniciativa berta
Claro que sim.
São de louvar as campanhas para causas tão sensíveis.
Obrigada por partilhar.
Parabéns pela iniciativa! Rosarios nanny também serve?
Parabéns pela campanha, vou participar,
recebi hoje,vou participar
Parabéns pela iniciativa e divulgação.
Vou participar.
Obrigada
Também vou aderir, obrigada pela vossa explicação em vedeo pois ajuda bastante. Louvo esta causa.
Feliz ideia!
Vou participar. Obrigada pela iniciativa. Parabéns!
Vou participar.
Tenho de procurar o fio e começo logo…
sempre em cima do acontecimento Filipa 🙂 Parabéns por estar desse lado a ajudar-nos a sermos mais solidárias! Pode contar comigo beijinhos
Olá Filipa, que boa iniciativa! Será que pode partilhar as medidas das peças para eu poder fazer em crochet? Obrigada.
Claro que sim :), que boa iniciativa, amei
Olá Filipa! tomei conhecimento desta iniciativa pelo blog Contas e Pontos. A minha filha mais velha nasceu prematura e também ela precisou de roupinha xxs. De todas as peças 000 que tive de lhe comprar na altura, guardo ainda (a rapariga agora já vai a caminho dos 26) umas meias de algodão minúsculas, as únicas que conseguiam aconchegar-lhe os pézinhos, tb minúsculos.
A minha paixão é o crochet mas também faço tricot, o suficiente para poder participar nesta belíssima iniciativa 😉
Tão bonita esta iniciativa Filipa 🙂
Parabéns 🙂
Já participei na 1ª campanha e agora também faço questão de aderir a esta, desta vez em tricô, uma vez que agora sei 😉
Obrigada por estas partilhas 🙂 Eles merecem 🙂
Todos os teus tutoriais são fantásticos 🙂 Obrigada por este trabalho magnífico 🙂
Beijinhos
Pode ser em crochet?