Carreiras encurtadas em ponto mousse

As famosas “short rows”,em inglês, continuam a amedrontar muitas tricotadeiras. Acham que é demasiado técnico/complicado/pouco claro. E eu compreendo perfeitamente porque a mim também já assustaram!

A parte de tricotar uma carreira incompleta, virando o trabalho a meio de uma fila eu até percebia…mas o “wrap and turn” era um mistério. Nos livros de tricot em português nunca encontrei nenhuma referência a esta técnica, só mesmo em livros e sites ingleses ou americanos. E, a verdade, é que faz toda a diferença porque o trabalho fica mais uniforme, sem buraquinhos nos sítios onde viramos o trabalho. A dificuldade seguinte foi encontrar-lhe um nome em português para poder explicar melhor nas minhas aulas. Naturalmente, começamos a utilizar a expressão “abraçar e virar”. Por isso, quando falamos de voltas encurtadas, falamos também de abraços e de malhas abraçadas! Não sei se será uma tradução correcta, mas pelo menos ficou divertida e já não consigo dizer de outra forma…

Neste video mostro-vos como fazer as carreiras encurtadas com esta técnica de “abraçar e virar” em ponto mousse. Este é o ponto mais simples de trabalhar nesta técnica porque não precisamos de “apanhar” os abraços. Ou seja, é ideal para começar a atacar as short rows, ora vejam lá:

16 thoughts on “Carreiras encurtadas em ponto mousse”

  1. Querida Filipa.parabens pela maneira clara e objetiva com que nos ensinaste esta técnica.Tenho porém uma dúvida;em que modelo de trabalho é utilizado?Em alguma góla?

  2. Em primeiro lugar quero dar-lhe os PARABÉNS pela chegada do Mateus e desejar-lhe muitas felicidades.
    Gosto imenso dos seus vídeos, quer a visualização quer a descrição são ótimas. Achei imensa graça a este, pela oportunidade que para mim tem neste momento. Estou a fazer um casaquinho de bébé em que há carreiras que não se tricotam até ao fim, mas quem monitorou o workshop, não ensinou esta técnica, resultado lá ficam os buraquinhos. vou já aplicar os seus ensinamentos.
    Muito obrigada, bem haja!
    um beijinho
    Manuela

  3. Bom dia

    Que elucidativo e como torna a coisa afinal tão simples!
    Muito bem!
    Uma dúvida apenas….no caso de fazermos meia de uma lado e liga do outro, o princípio é o mesmo? Ou há alguma outra ” volta” que tenhamos de dar?
    Obrigada é bom tricot!

  4. Olá Filipa obrigada por ter regressado! Aprendi a fazer tricot há alguns anos e agora quero fazer uma camisa e um casaco para mim e para a minha filha e já não me lembro como se fazem as cavas, o cos da gola e as partes da frente. A Filipa pode ajudar-me?
    Beijinho e Obrigada.

  5. Maravilha, Filipa! Parabéns pelo Mateus.
    Já há um video seu desta técnica mas em ponto meia, não há?
    Os seus vídeos são muito bem explicadinhos. Gosto muito.
    Felicidades e obrigada.
    Beijinhos

  6. Obrigada e parabéns pelo Mateus. São vídeos sempre muito interessantes e claros. Tenho aprendido muitas coisas e experimentado mas ainda ando “às aranhas” muitas vezes. O que eu gostaria de ser de Lisboa em alguns momentos…
    Beijinhos

  7. Olá, Filipa!
    Voltei aqui a ver este vídeo. É que de tudo o que explica, tem esta coisa maravilhosa de explicar tudo para a técnica continental e depois para a técnica “à portuguesa”. Não se encontra em lado nenhum! Eu às vezes fico a ver navios nos vídeos de sites estrangeiros, porque tricoto à portuguesa mas nos seus, aproveito tudo. Até parece que foram feitos para mim. Precisando de rever esta técnica, lembrei-me deste vídeo e voltei cá. Obrigada

  8. Pingback: Carreiras encurtadas – abraçar e virar (wrap and turn) | Nionoi

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.