Camisola Giesta

Com a Primavera chega o sol, os passeios, os piqueniques, os fins de tarde solarengos e, claro, as roupas mais leves como esta camisola Giesta. Uma camisola de inspiração campestre, tricotada em algodão orgânico e com tingimento natural…porque é de harmonia com a natureza que falamos!

Foi tricotada no campo, na sombra do pinhal e dos arbustos silvestres, numa encosta do “meu” Douro e isso reflectiu-se na sua construção. O ponto escolhido conjuga na perfeição o desenho de folhas com os ramos altos, mesmo como nos bravios arbustos que de vez em quando viram vassouras, mas que também decoram as entradas no inicio de Maio – as Giestas.

Esta camisola é tricotada de cima para baixo e sem costuras. Começa pelos ombros com carreiras encurtadas que os recortam para que se ajuste na perfeição ao desenho do corpo. Depois a frente, formando o decote. Nas cavas frente e costas são unidas e tricotadas em circular até à baínha. Aqui voltamos a utilizar carreiras encurtadas para prolongar o desenho das costas e aligeirar a frente, criando a baínha arredondada. No final as mangas são tricotadas a partir de malhas apanhadas em redor da cava, em circular até aos punhos.
A dificuldade desta camisola está no inicio, nas primeiras carreiras das costas em que o ponto rendado e as carreiras encurtadas acontecem em simultâneo exigindo um pouco mais de atenção. Mas o esquema inclui gráficos e instruções escritas detalhadas, e depois destas primeiras carreiras fica tudo muito mais simples!

 

O ponto rendado pode ser assustador no inicio porque é uma repetição longa (34 malhas) e é trabalhado em todas as carreiras, mas a verdade é que é facilmente memorizavel – na segunda repetição já nem vão olhar para o papel, e um desafio destes também é aliciante. Talvez não seja a peça ideal para tricotar a ver a serie preferida na televisão, mas é perfeita para tricotar no jardim. E estas costas valem bem a pena o esforço, não?

Então vamos lá reunir o material necessário: para os tamanhos S, M e L vão precisar, respectivamente, de 10 (13, 15) novelos de Ecotton, da Rosários4 na vossa cor preferida. Estive na Companhia das Agulhas a apresentar este modelo e elas têm todas as cores disponiveis na escola, vejam aqui o video completo aqui.

Eu tricotei com o branco, mas têm mais 9 cores disponiveis e o tingimento natural cria uma paleta de cores pastel que eu adoro. Além do fio, vão precisar de agulhas circulares de 3,5mm, ou o numero que vos permita obter uma amostra de 21 malhas para 10cm em ponto jersey. Para a amostra recomendo que montem pelo menos 30 malhas nas agulhas e tricotem em ponto jersey até ter cerca de 12cm. Depois é só lavar, secar e contar quantas malhas têm em 10cm de largura. Explico tudo sobre amostras neste video.

Agora que já têm o material prontinho, podem descarregar o esquema completo no Ravelry ou no site da Rosários4 e começar a tricotar…ainda bem que amanhã é feriado!

[button link=”https://www.ravelry.com/patterns/library/giesta” color=”green” newwindow=”yes”] Download Giesta[/button]

21 thoughts on “Camisola Giesta”

  1. Lindíssima!!! Vou ver se quando acabar 2 peças que tenho em mãos, me atrevo…
    Obrigada

  2. Beatriz Medon Quintino

    Muito linda. O vídeo está bem explicado.
    Obrigada pela sua atenção e partilha.
    Beatriz Medon Quintino

  3. Maria do Rosario

    Está linda linda mas acho que é demais para mim
    Mas muito obrigada
    Mª do Rosario Miguens

  4. Fátima Pirralha

    Maravilhoso este rendado! Hei-de tentar fazê-la logo que tenha folga. Tenho tanto na agenda! Obrigada.

  5. Logo que passe esta fase de trabalho mais apertada de preparação de final de ano letivo vou,de certeza, tentar.
    Obrigada!

  6. Maria da Conceição Bôdas

    Obrigada por mais este projecto magnífico muito bem explicado. Nem outra coisa se esperava não é verdade?
    Um beijão

  7. Fatima Guedes

    Linda e agrada-me bem wue seja difícil, de outra forma aborreço -me 😊 (não quer isto dizer que seja capaz!!) mas eu gosto mesmo é da das “cunhas” rosa e branco.🙄
    Fico à espera…

  8. Filipa
    Estou ainda à espera do fio que encomendei, mas já estive a olhar para o esquema ( vamos ver se sou capaz!). Logo às primeiras linhas surgiu-me uma dúvida, provavelmente muito básica. O que significa MD?

  9. Já descobri, é uma malha dupla. Estive a ver um tutorial de carreiras encurtadas e já percebi. Vamos ver como corre a aventura !

  10. Quem me manda a mim, sapateiro, tocar rabecão?😂
    Já desmanchei TUDO 2 vezes, mas não vou desistir ! Está fora de questão…
    Engraçado, cada vez que recomeço, torna-se mais fácil.
    É preciso esclarecer que este é o meu primeiro trabalho rendado em tricot. Tenho alguma experiência a fazer trabalhos em jaquard, gosto muito e não me assustam.
    Este é mais um desafio que me propus… para ganhar, claro!

  11. Já fiz o casaquinho Tea cup e agora estou a fazer a Giesta . Tenho no entanto dúvidas nas Carr 21 e 22 das Costas, Tamanho S, mais precisamente onde diz (L2, laç, 2Lj)x2 – Carr 21 e na Carr 22 (M2, laç, PPM)x2. Não compreendo porque é que é x2 e não x3, como nas carreiras anteriores, pois assim fica o motivo incompleto. Será que me podem ajudar?
    Obrigada.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.