Camisola Capuccino

Estou muito entusiasmada de te mostrar o tutorial de hoje porque junta duas das minhas grandes paixões: o tricot e os bordados! Além disso, é utilizado num esquema muito especial: a camisola Capuccino – desenhada por mim, com inspiração nas tradicionais (e muita giras!) camisolas Poveiras.

Disponível aqui

Foi desenhada para ser muito feminina, mais ajustada, mas mantendo as características mais tradicionais das camisolas dos pescadores: o decote frontal vertical, o cós com ponto ziguezague e malha de mousse, o encaixe das mangas e os tradicionais bordados. Os bordados ganharam mais delicadeza e foram estrategicamente colocados para acentuar a silhueta, mas mantendo os desenhos originais.

Disponível aqui

A camisola é tricotada de baixo para cima e sem costuras. O corpo é tricotado em circular, pelo lado do direito (sempre em meia), até à altura das cavas. Em seguida, separam-se as frentes e costas que se tricotam em idas e voltas até à altura dos ombros. As mangas são tricotadas desde as malhas apanhadas na cava para os punhos, também em circular e pelo lado do direito. A gola é formada a partir de malhas apanhadas ao redor do decote e, no final, são bordados os desenhos em ponto de cruz sobre a malha.

O esquema completo está disponível no Ravelry e no site da Rosários4.

Agora imagino que fiques com duvidas como bordar ponto-de-cruz sobre a malha e, para ajudar, preparei um video-tutorial…é mais simples do que parece, atreves-te?

Nesta camisola utilizei a lã com o mesmo nome, “Capuccino” da Rosários4. Uma lã muito leve e macia, composta por 70%lã extra fina + 30% fibra de leite.

9 thoughts on “Camisola Capuccino”

  1. Maria Filomena Rita

    Acho muito bonita. Talvez faça uma para mim. Obrigada. Um beijo
    Filomena

  2. Regina Mota

    Gosto muito e está original.
    Talvez mais para o Inverno(desculpa mas é para mim.
    Beijinhos e bom tricot

  3. Obrigada Filipa esta camisola está muito linda. Peço desculpa mas eu perdi o ficheiro que a Filipa me enviou onde eu encontraria malhas para eu fazer para a minha neta que tem 2,5 anos seria possível voltar e enviar-me novamente o ficheiro?
    Mais uma vez obrigada e um grande beijo 😘

  4. maria de Lourdes Almeida

    Maravilhosa a camisola que irá por certo fazer parte dos meus “must Have”..

    Mais uma vez obrigada Filipa … por tudo o que tem publicado

  5. A minha está quase pronta. Vou começar o bordado. Está tão gira😍. Obrigada, fico à espera de mais.

  6. Como continua o tempo frio,hoje iniciei esta camisola na cor 13.
    Muito obrigada pela partilha.
    Adquiri o fio na Retrosaria 3 Globos a muito bom preço.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.