E com os dias a ganhar o seu ritmo e as rotinas quase afinadas, também volto a conseguir escrever aqui no blog. e, talvez por ver os dias a mingar, apetece-me contrariar a tendência e falar de aumentos!
Já aqui tinha escrito sobre as diminuições simétricas e como, bem combinadas, produzem efeitos bem giros nos nossos trabalhos. Pois nos aumentos também é assim. O aumento intercalar pode também ser feito de duas maneiras distintas, consoante queiramos o efeito de inclinação para a esquerda ou para a direita.
O aumento intercalar que vos mostrei num outro post, fica com uma inclinação à esquerda. Este aumento é conhecido em inglês como “make one left” cuja tradução literal seria: fazer uma malha à esquerda. Ora, já estão mesmo a ver que combina lindamente com o aumento “make one right”, ou seja, o aumento intercalar à direita. Vejam como nesta amostra combinei estes 2 aumentos, ao longo de uma linha central:
Esta amostra foi feita da seguinte forma: um aumento intercalar à direita (M1R) antes do marcador, passar o marcador, fazer 1 malha de meia, em seguida, um aumento intercalar à esquerda (M1L). Estes aumentos acompanham a inclinação do trabalho, dando a sensação que as malhas vão “nascendo” da linha central. Esta é uma combinação muito utilizado nas linhas raglan das camisolas “top-down”, ou seja, camisola feitas da gola para baixo.
Agora outra amostra com os mesmos aumentos, mas utilizados nas laterais da peça:
Aqui é feito o aumento intercalar à direita primeiro (1 malha depois da ourela), e o aumento intercalar à esquerda, no final da fila, 1 malha antes da ourela. Mais uma vez, a inclinação dos aumentos acompanha a inclinação do trabalho e deixa uma acabamento bem perfeitinho.
E vocês, costumam utilizar estes aumentos?
Já sei, já sei…ainda não mostrei como se faz o M1R. Na próxima semana há video!
Olá!! Bom regresso 🙂 andei a descoberta no seu blog de aumentos em meia liga pois pretendia fazer um casaquinho com decote redondo. todos os aumentos que encontro deixam um buraquinho no trabalho 🙁 será que estou a errar nalgum passo. Este aumento de colocou entretanto já o sei fazer para os casacos ou camisolas em reglan. Mas muito obrigado por publicar este método pois deixa o trabalho muito bonito.
obrigada Filipa por nos recordar sempre as boas práticas do tricot.
Estou precisamente agora a fazer um casaquinho em Raglan para o meu neto cujo esquema tem exactamente esses aumentos. Não é que não os saiba fazer, mas acho que vou estar muito atenta quando esse vídeo sair. A Filipa acrescenta sempre qualquer coisa que vale a pena. Até porque tricoto à portuguesa e a Filipa nunca se esquece de quem tricota à portuguesa, o que nem sempre é igual ao que vemos na maior parte dos vídeos! Ansiosamente à espera. Bjs
Também eu admiro o seu trabalho e a sua partilha neste blogue, para mais sendo mãe.
Estou a começar um casaco com a técnica raglan, sou iniciante (isto é praticamente só sei fazer meia e liga) e prefiro ver os seus vídeos aos outros no YouTube, porque trabalho à portuguesa (com agulhas de barbela, à moda do Norte).
Parabéns, mais uma vez, e obrigada.