Depois das diminuições é hora de aumentar. Existem muitas técnicas para aumentar mas vou começar por uma da mais simples – vamos tricotar a mesma malha 2 vezes, ou seja, pela perninha de trás + pela perninha da frente. E é mesmo por isto que em inglês este aumento é conhecido como “knit front and back (Kfb)” ou “purl front and back (Pfb)”, consoante seja feito em meia ou em liga. No video mostro como fazer este aumento em liga e em meia para que o possam utilizar no lado do direito ou do avesso. Vamos lá carregar no play:
Neste video utilizo a lã Capuccino da Rosários4, uma mistura de lã com fibra de leite – muito suave e cores vibrantes!
Olá Filipa 😉 que bom ter estas explicações fantásticas não vá a memória falhar eeheheh
tudo bem consigo e com os minorcas?
Planos para vir dar aulas até Cascais? 😉
vou sempre seguindo religiosamente os seus videos com imenso prazer!
Tenho uma dúvida relativamente a aumentos e diminuições: existe algum método que seja especialmente indicado para . diminuições/aumentos de decote/mangas – conforme o método escolhido para o início – topo ou parte de baixo?
A lã Capuccino não existe para agulhas 2,5/3 (já sabe qual é a minha tendência .. )
beijinhos um óptimo resto de semana e continue porque faz muita gente muito feliz 😉
Foi muito boa a sua explicação.Eu não sabia direito como fazer estes aumentos.Assisto todas as suas aulas e estou aprendendo muito. Sou do Brasil.Aqui também temos fios lindos.Muito obrigada!
Espectacular, esta explicação ! Muito bem conseguida!!!! Parabéns! Um pormenor, que nem todos conhecem, (incluindo eu). Um pormenor, que faz toda a diferença no trabalho. Sou fã da marca do fio Rosários!
Obrigada pela demonstração. Eu já sabia mas é sempre bom rever a matéria e em liga, não estava tão habituada.
Quando nos ensina a fazer cavas? Como calcular quantos mates se fazem, etc? Gosto mais de fazer casacos sem costuras laterais ou camisolas top down, mas agora calhou-me um casaco com costuras e cavas e gostava mesmo duma indicação sua pois são sempre muito úteis. Beijinhos.
Esqueci-me de dizer: também já fiz um casaco “Gramps” para o meu neto de 2 anos e meio, em lã Capuccino. É de facto muito macia. Continue a mostrar-nos fios naturais. Obrigada
Ola ,Felipa.Tudo bem? Como sempre suas explicações são muito claras. Sou do Brasil. Tenho uma pergunta.Muitas vezes nos vídeos percebo que quando tricotam a lã me parece muito macia, quero dizer que parece que o ato de tricotar é mais facil. Isso se deve ao tipo de lã e de agulha que se usa? Ainda não tenho um conhecimento de lãs muito extenso. Muito obrigada por mais esta dica,um beijinho Maria de Fatima
Boa tarde, Filipa
Agradeço suas explicações pois são muito claras e se entende muito bem. Parabéns
Ana Lúcia
Fez vários trabalhos com este fio e achei fantástico!Obrigada, Filipa por mais esta lição!Bj
Olá Filipa. Não sabia fazer aumentos assim ! Obrigada pelas suas explicações muito claras como sempre !
Continuo sempre a seguir os seus vídeos para ir aprendendo cada vez mais ! Cristina
Desculpe Filipa, mas não pude deixar de reparar no tampo dessa máquina de costura! Levou-me de volta à infância! A minha mãe tinha uma máquina igual a essa e também fazia dela uma mesa quando não estava a utilizá-la!! (Mas também estive com atenção às suas explicações!). Bjs e obrigada pela partilha!
Olá Filipa!
Eu estou a fazer uma mantinha para o meu primo que ainda vai nascer, era para colocar 100 pontos mas ficaram 99, em ponto liga. Á problema? Estou a fazer para o ovinho. É o ponto que melhor sei fazer neste momento!
Gosto dos seus vídeos.
Beijinhos