Água + toalhas+ ferro de engomar, a sério, isto também é tricot!

Hoje é dia de “Thanksgiving” do outro lado do atlântico. E, para mim, esta sim era uma celebração que valia a pena “importar” (muito mais que o insosso, dia das bruxas). E, antes de te zangares comigo, vê os meus motivos:
1º – tarte de abóbora (este devia chegar!)
2º – peru recheado (a sério que ainda não te convenci?)
3º – Tarte de maça com canela (agora é que foi, não)
 
Brincadeira! 🙂
O que eu acho mesmo, mesmo que valia a pena, é a parte de nos sentarmos com amigos e família a “Dar Graças” por todas as bênçãos que recebemos durante o ano. Ok, pode parecer cliché celebrar isto com um feriado. E, sim, tal como o natal, isto devia acontecer todos os dias…mas gosto muito da ideia! Acho mesmo que 1 dia no ano que nos faça sentar e pensar em tudo de bom que temos nas nossas vidas, pode fazer-nos muito bem. Excluir os problemas e as dificuldades e concentrar os nossos pensamentos no agradecimento e no reconhecimento de tudo de bom que, afinal, temos. Assim, inspirada pelos yankees, hoje tirei o meu tempo para agradecer pelas tantas coisas boas que enchem os meus dias, por todas as pessoas boas que alegram a minha vida e, sobretudo, porque tenho muitos, muitos, muitos mais motivos para agradecer que para me queixar!
Mas feriados alheios à parte – preparem as bacias (ou alguidares, como dizem aqui em Lisboa), as toalhas e o ferro de engomar que hoje vamos lavar o tricot!
Já sei que parece estranho, mas vamos fazer a Blocagem do nosso tricot para ficar com um aspecto acabado e todo janota. Blocagem parece um nome assustador, mas é apenas a primeira lavagem da nossa peça. Esta lavagem vai ajudar as fibras da lã a “adaptarem-se” à sua nova forma e o tricot vai ficar mais uniforme e muito mais bonito!
Arregaça as mangas e clica aqui para veres tudinho:

E, não te esqueças de blocar todas as prendas tricotadas deste natal: vais passar de “ah” a “uaaauuu” numa lavagem! 🙂

Update: As luvas foram feitas pelo modelo Veyla da designer Ysolda Teague. Foi uma aluna dos workshops de tricot que partilhou comigo e não resisti a tricotá-las nessa mesma noite!
No video ainda faltam os botões, mas como na blocagem só atrapalham, prefiro pregá-los depois.

18 thoughts on “Água + toalhas+ ferro de engomar, a sério, isto também é tricot!”

  1. Adorei este post! Este é um grande calcanhar de Aquiles, tratar as peças depois de prontas. Agora que completei o meu casaquinho em Fair Isle, quero sem dúvida fazer isso e este video é perfeito e chegou na melhor altura 🙂
    Acho que terei que optar pelo turco… com grande pena minha!

    1. Aquele casaco dos passarinhos promete…..estou desejosa de o ver, para quando as fotos?

      Aquilo do “steeking” é que foi coragem, bolas, ainda penso nisso! Boa sorte com a blocagem – os turcos funcionam muito bem! 🙂

      bejinhos

  2. Adorei, Filipa! E nem sabe o jeito que me deu, pois terminei um casaquinho de bebé que estava mesmo a pedir uma blocagem dessas, só que eu não sabia fazer…. agora, estou feliz e desejando experimentar…. Obrigada! Beijo, Marilita

  3. Seu video e sua apresentação estão excelentes, Filipa.
    Nunca bloquei… sempre me pareceu complexo… faz um tempão, meados do ano passado, tricotei um cachecol com uma linda trança (não é reversível) e o cachecol está lá num canto até ser blocado. Estive a ler que lã sintética não dá pra ser blocada… depois li que nada disso, que pode sim. Meu trabalho foi feito em lã sintética e nos próximos dois dias vou blocar meu cachecol que, modéstia à parte, ficou bonito sim… apenas não está usável pq carece blocagem… mas seguindo suas instruções, lá vou eu. Obrigadinha.Cheers.

  4. Estou a terminar um xaile em crochet e nas instruções diz para blocar. Adorei o vídeo e percebi bem a técnica… Mas como é que eu faço com uma peça tão grande como o meu xaile? Alguma ideia? Obrigada!

  5. Queria um esclarecimento, por favor.
    Acabei hoje as 4 peças (frente, costas e mangas) duma blusa de algodão em malha arrendada.
    Queria saber se devo blocar antes ou depois de coser e fazer o remate do decote.
    Muito obrigada

  6. Maria Lúcia

    Gostava de saber como faz para blocar as peças que ficam logo prontas.
    Costumo fazê-lo antes de coser mas quando não têm costuras (por serem feitas duma só peça) , significa que tenho que apanhar com os alfinetes ao mesmo tempo a frente e as costas.
    É assim? E não fica marcado e a notar-se o sítio onde se espetam os alfinetes? Gostava que me aconselhasse por favor.
    Obrigada

  7. Madalena Nogueira

    Olá Filipa. Os seus vídeos são demais e quando não sei é aqui que recorro. Tb nunca tinha ouvido falar em blocagem até que quando saiu o seu primeiro xaile alfama percebi que a blocagem tinha de ser feita. Para mim na altura achei que não ia sair nada bem mas depois de seguir todas as suas instruções fiquei maravilhada e hj acabei o segundo e já está ali colocado com os alfinetes . Depois mostro. A seguir vou fazer o xaile arraial. Obrigada Filipa por estar aí desse lado

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.