Sei que não era bem este post que estavam à espera….mas o aumento vai ter de esperar mais uns dias. É que entretanto surgiu um projecto importante que tinha de ajudar e quero partilhar convosco a “receita” para ver surgem por aí muito mais mantas. Destas boas , que mais do que mãos e pés…aqueçem corações!
O desafio era claro: aproveitar restos de lãs para fazer mantas quentinhas para quem precisa. Ora num cesto de restos encontramos desde as lãs mais fininhas às mais gordinhas e era preciso conseguir juntar tudo num só trabalho. E tinha de ser simples, para que até as tricotadeiras mais inexperientes poderem ajudar. Para fazer quadradinhosde tricot sem amostras, contas, e outras equações tinham de ser em viés.
Então a receita fica assim: peguem num resto de lã e nas agulhas a adequadas para a espessura do fio (sem grandes preciosismos que vamos tricotar em ponto mousse!). Montem 3 malhas e tricotem uma carreira em liga (ou em meia se tricotam na técnica continental). Na carreira seguinte começamos os aumentos – tricotar 2vezes a primeira malha, 1 malha de liga, tricotar 2vezes a ultima malha.
A partir daqui é só repetir estas duas filas até chegarmos á largura de quadrado pretendida. Para saberem quando é fila de aumentos ou fila lisa, prendam um alfinete no lado dos aumentos. Assim sabem que se estiverem a olha para o alfinete, têm de fazer aumentos, senão tricotam toda a fila lisa!
Vamos tricotando e verificando a medida da lateral do nosso quadrado. Neste caso, queria quadrados de 10x10cm. Quando chegamos a esta altura, começamos a fazer voltas de diminuições em vez dos aumentos. Ou seja, tricotamos 2malhas juntas, tricotamos até última 2malhas da fila e novamente 2malhas juntas. Vamos alternando as carreiras de diminuições com carreiras lisas, exatamente como nos aumentos. Usando ficarmos com 3 malhas nas agulhas rematamos e o nosso quadrado está pronto!
Com esta receita conseguimos tricotar quadrados do mesmo tamanho, mesmo utilizando lãs de diferentes espessuras. Assim, as nossas mantas podem crescer enquanto esvaziamos a caixa dos restos de lãs. Espero que aproveitem esta ideia, e ofereçam uma destas mantas, das boas, das que aquecem corações!
Felipa eu sou iniciante e gostaria que vc explicasse como faço para emendar os quadrados depois de pronto. Obrigada.
Felipa, uma ótima solução para misturarmos fios de espessuras diferentes!! Vou divulgar aqui no Brasil!! Restinhos? Nunca mais!!! Obrigada. Bjs.
Achei ótima ideia,tenho muitas sobras de lã. Aqui no Brasil e falando do Rio de Janeiro não tivemos inverno esse ano,foi uma pena Amo o friozinho.