Publicado em 21 comentários

Tricotar a espera…

À quanto tempo não escrevia aqui…mas as agulhas não têm andado paradas. Nada disso! Sobretudo estes dias em estou em casa numa doce espera que pede tricot, muito tricot…e o que tenho tricotado?

1-IMG_3126

Tenho tricotado algumas das minha peças favoritas para bébés: casaquinhos, botinhas e jardineiras. Prefiro tricotar jardineiras do que fatos completos – faço botinhas à parte e as alças grandes para poder mudar os botões à medida que o pequeno cresce – assim duram bem mais! Os casaquinhos gosto de combinar com botinhas de lã, afinal, ninguém gosta de pés frios, certo?

E tenho outras tantas coisas para tricotar entretanto…depois de uma menina e de me ter consolado de fazer vestidinhos, dou por mim a procurar casacos bem “masculinos”, de preferência com torcidos e gola subida. Numa família dominada por meninas, tenho de aproveitar o rapazola!

5475580232_c84553b5f6_z
Gramps Cardigan by kate Oates

Agora para vocês que também vão tricotando para os mais pequenos, deixo-vos aqui um conjunto dos meus modelos preferidos para bébés. Estão todos no Ravelry e alguns são gratuitos….espreitem lá:

http://www.ravelry.com/patterns/library/b21-8-junior

http://www.ravelry.com/patterns/library/heirloom-hats-for-newborns

http://www.ravelry.com/patterns/library/felixs-cardigan

http://www.ravelry.com/patterns/library/willie

http://www.ravelry.com/patterns/library/seamless-braided-cable-sweater

http://www.ravelry.com/patterns/library/puerperium-cardigan

http://www.ravelry.com/patterns/library/sunnyside

http://www.ravelry.com/patterns/library/baby-jumpsuit

http://www.ravelry.com/patterns/library/b21-15-mcdreamy-jumper

21 comentários em “Tricotar a espera…

  1. que lindas peças…parabéns pela sua doce espera, parabéns pelo menino que ai vem….Felicidades, paz e muita saúde para toda a família!!!

  2. Parabéns, querida! Não sabia que vinha aí um príncipe!
    Beijinhos

  3. Filipa! que tentação! que peças tão lindas e apetitosas!!!!! Obrigada pelo desafio!

  4. Parabéns!!

    Adorei os 4 últimos modelos,mas a minha pequenina de 2 meses ainda não me deixa dedicar ao tricot.

    Na gravidez ainda fiz seis sapatinhos de lã ( que ainda lhe estão granditos) e dois casaquinhos kimono. Como a minha bebé foi uma apressadinha já não consegui terminar outro casaquinho e uma manta em ponto mousse que andava a fazer.

    Estive um mês de repouso na maternidade e o que me ajudou a passar o tempo foi o tricot.

    Beijinhos

  5. Parabéns…

    Também tenho um rapazinho de 7 anos mas na altura ainda não tinha descoberto o mundo fascinante do tricot e, por isso, nada tricotei…

  6. Que bom, mais um bebé para dedicar tanto tricot 🙂
    Felicidades e bons tricots. Queremos ver tudo 😉
    Beijinhos

  7. Olá Filipa
    Muitos parabéns e felicidades numa família como a minha dominada por rapazes eu fiz outras coisas vou procurar algumas lá em casa quando chegar e fazer scanner para enviar.
    Para isso envio para que endereço? Há uns tempos enviei um site com uma mantinha para bebé perguntando como se fazia pois não compreendia lá muito bem alguns pontos. Será que a Filipa recebeu?
    Beijinhos e muitas felicidades

  8. Parabéns, Filipa! Eu tricoto essencialmente para o meu neto que tem 6 meses. Quero ver se ainda lhe acabo um casaco de capuz antes do inverno acabar!!!!! Gostei muito destes modelos. Beijinhos. Felicidades.

  9. Obrigada pelas partilhas de modelos.
    Felicidades!

  10. Adoro aqueles modelos que se vêem ai, das jardineiras. Não tem um esquema delas?

    E outra coisa: vejo-me um bocadinho atrapalhada com a escolha dos fios. Normalmente cada loja é especializada numa marca e é difícil encontrar lojas com marcas variadas e depois estudar as características de cada fio em função do que se pretende. Sinto-me com falta de experiência e vivo em Coimbra, também não sei bem as lojas que há, além da brancal, que há em todo o lado, no país. Pode-me ajudar um pouco com isso?

  11. Querida Filipa , muitos parabéns pelo menino que aí vem eu também tenho um que é o meu único. Muitas felicidades e muito tricô…
    Obrigada pelas maravilhosas recomendações.

  12. Uma vida nova é o que existe de mais bonito no mundo. Traz futuro e faz-nos olhar para amanhã com esperança. Parabéns. E tudo a correr bem com o rapaz e a família. As peças tricotadas são tão amorosas!…

  13. Parabéns Filipa! Tão bom fazer coisas para bebé…sobretudo quando é o nosso bebé…
    Beijinho!

  14. Graça, para além da Brancal, em Coimbra tem a Bolas de Tons (em Celas, mais ou menos por trás da padaria / pastelaria que fica em frente à Farmácia de Celas), a Ponto Pipoca (é na rua do Brasil, mais ou menos em frente à Quinta D. João – é loja nova, abriu há poucos meses), os Tecidos de Coimbra (na loja da retrosaria – a parte dedicada a tricôs e crochés é no andar de cima), há uma loja pequenina na Rua da Sofia (com todo o know-how do mundo – não me recordo como se chama a loja, mas é do lado esquerdo quem vai da Câmara Municipal em direção à rua da Figueira da Foz) e há também a Retrosaria 2000 (??? – será assim? Não tenho a certeza do nome, mas é na Baixinha, numa ruazinha que vai da Praça do Comércio para a beira-rio, mais ou menos para as traseiras do Banco de Portugal).

  15. Graça, para além da Brancal, em Coimbra tem a Bolas de Tons (em Celas, mais ou menos por trás da padaria / pastelaria que fica em frente à Farmácia de Celas), a Ponto Pipoca (é na rua do Brasil, mais ou menos em frente à Quinta D. João – é loja nova, abriu há poucos meses), os Tecidos de Coimbra (na loja da retrosaria – a parte dedicada a tricôs e crochés é no andar de cima), há uma loja pequenina na Rua da Sofia (com todo o know-how do mundo – não me recordo como se chama a loja, mas é do lado esquerdo quem vai da Câmara Municipal em direção à rua da Figueira da Foz) e há também a Retrosaria 2000 (??? – será assim? Não tenho a certeza do nome, mas é na Baixinha, numa ruazinha que vai da Praça do Comércio para a beira-rio, mais ou menos para as traseiras do Banco de Portugal).

  16. Ups… parece que a nabice na arte de comentar resultou em que o meu comentário aparecesse duas vezes! Desculpem, e se alguém souber resolver isso (ou seja, se alguém souber apagar a repetição), eu agradeço!

  17. Parabéns Filipa… nunca comentei por aqui mas queria que soubesse que graças a si, ao seu blog e vídeos, aventurei-me nas agulhas e estou a gostar muito…. obrigada!

  18. Sandra:
    Acabo de descobrir a Bolas de Tons, aqui no fb! Percebi onde é que fica. Só me falta lá ir mesmo em pessoa! Mas essas todas não são nada fora de caminho e nunca tinha dado por elas. Obrigada

  19. Olá, Filipa. Muitos parabéns pela doce espera:) e votos de que tudo corra pelo melhor. Costumo ver o seu blogue e agradeço muito as dicas que dá. Aprendi tricot em pequena com a minha mãe e agora vou tentando aperfeiçoar e os seus vídeos são realmente muito bons. Ando à procura de um que me explique ponto inglês mas com a técnica portuguesa. Será que me puderá ajudar?
    Felicidades:)))

    Paula Vieira

  20. Aqui vai um recado para a Sandra: Descobri uma outra loja com fios naturais: A Criativa no Girassolum, 1º andar. Já fui à Bolas de Tons e até já participei num workshop sobre meias. Muito útil a sua indicação. É daqui de Coimbra?

  21. E eu que estou a dias de saber se devo tricotar em rosa ou em azul fico deliciada a ver estes artigos maravilhosos! Felicidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.