Descodificar diminuições

Das perguntas que mais recebo no email é esta: “qual a diferença entre estas diminuições?”.

E ainda: “o que é isso das inclinações para esquerda e para a direita?”, “não posso usar sempre a mesmo diminuição?” – Por isso decidi descodificar isto das diminuições!

Diminuições diferentes têm aspectos diferentes. Cumprem sempre a mesma finalidade (de diminuir, está claro!), mas deixam acabamentos diferentes no nosso trabalho. As diminuições simples que vos tenho mostrado têm inclinações simétricas e, a forma como as combinamos muda completamente o aspecto final do trabalho.

Ora vê lá aqui:

diminuicoes_1 copy

Para esta amostra utilizei diminuições simétricas realizadas no centro da amostra, sem nenhuma malha de separação. As diminuições “passar, passar, meia” (ssk) e “malha acavalada” (skp) têm o mesmo acabamento – ambas ficam com inclinação para a esquerda (apesar de serem realizadas de forma diferente). A diminuição “2 malhas juntas em meia” (k2tog) fica com uma inclinação para a direita. Na parte inferior da amostra, as diminuições têm a inclinação para fora da linha de diminuição e resultam num efeito mais marcado, mais óbvio. Na parte superior, as diminuições estão inclinada para a linha de diminuição e são menos notórias.

E para que serve isto? Serve para imensas coisas!

Um caso particular é quando estamos a trabalhar uma diminuição de mangas em raglan. Assim, podemos combinar as diminuições de forma a obter diferentes acabamentos.

E vocês, como combinam as vossas diminuições?

6 thoughts on “Descodificar diminuições”

  1. Olá Filipa, um dia destes que tenha tempo pode ensinar como fazer um vestido para boneca sem costuras? Fica tão feio as costuras em vestidos tão pequeninos e tenho visto no flickr fotos de bonecas com vestidos super fofos sem qualquer costura.
    Obrigada desde já pela sua atenção. Estou a adorar o seu blog
    Abração
    Lisete

  2. Olá Filipa
    Gosto verdadeiramente do seu blog, de crochetar e tricotar. Ultimamente tricoto todos os dias. Praticamente ninguém me ensinou; é pelo que vou vendo na net e nas revistas mas tenho imensas dificulda- des e tudo a aprender; por isso, vou segui-la sempre para aprender tudo.
    Muito obrigada.
    Ana Colle

  3. Muito obrigada pele indicação que me deu, Filipa. Já tomei nota e vou experimentar.
    Bem-haja!
    Adoro o seu blog e os seus vídeos tão elucidativos e bem feitos.
    Muito grata

  4. Pingback: Aumentos simétricos | Nionoi

  5. Pingback: Isso das diminuições é giro…mas, e do avesso? | Nionoi

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.