Publicado em Deixe um comentário

Voltam os workshops de sabão!

É mesmo verdade, voltam os workshops de sabão. Estão tão entusiasmadas como eu?


Já não fazia este workshop desde os Açores (ou seja, quase à 1 ano) e, confesso, que já tinha saudades. Gosto de fazer  os meus vídeos  mas o contacto que se tem nos workshops é fantástico. Adoro as partilhas, os sorrisos e as amizades que de lá vão saindo. 
Começo a minha aventura de workshops em Lisboa com este de sabão caseiro. Troco as agulhas e linhas por panelas e azeite para fazer o melhor sabão do mundo – o sabão de castela. Um sabão de azeite 100% natural, não contém ingredientes de origem animal, não contém nenhum tipo de químico (aromas, conservantes, etc), é biodegradável e, o mais importante, muito hidratante e protector da nossa pele. É tão suave que é muito recomendado para bébés e para peles sensíveis ou atópicas.
Assim, numa agradável e informal tarde de convívio  vamos confeccionar 2 receitas: sabão de limpeza (por reciclagem de óleos usados) e um sabão natural de azeite e mel. Além disso, ainda levam um conjunto de receitas para experimentar em casa e preparar uns presentes de natal muito originais. Querem vir?
E, ainda a tempo das prendas de natal, vou lançar mais workshops – sem panelas, mas com agulhas e linhas – fiquem atentas! 🙂
Publicado em 2 comentários

Sabão de Aloe Vera

Nos workshops de sabão, tenho visto que acabamos sempre a falar do sabão de Aloe Vera. As propriedades benéficas do Aloe são bastante conhecidas e a sua utilização na nossa pele não é excepção. Um sabão muito simples, mas muito bom de aloe é o que preparo com a seguinte receita:
949g de azeite virgem extra
21g de cera de abelhas
270,5g de água
120g de soda
70g de gel de aloe vera
O gel de aloe vera é adicionado apenas no final (quando já está quase no ponto) para que mantenha todas as suas propriedades. Eu gosto de adicionar ainda umas gotinhas de óleo essencial de laranja ou de flor de laranjeira. O gel de aloe vera a utilizar deve puro! Digo isto, porque em algumas ervanárias vendem como gel de aloe vera misturas de aloe com gorduras e alcool e isto iria destruir o nosso sabão.

Por favor, tenham em conta que este sabão não é adaptado a crianças (menores de 6 anos), pois é muito forte. 

Publicado em Deixe um comentário

Bolsa para sabão caseiro

Por decisão unânime cá da familia tive de substituir a ultima bolsa de sabão que tinha feito! Voltamos ao modelo antigo em crochet que é “mais furadinho” e o sabão toca mais na pele. A outra bolsinha (feita em tricô) é mais suave, mas também “tapa” mais o sabão e cá em casa não gostamos muito…
Esta é feita em crochet e se alguém quiser eu envio a “receita”.

Publicado em Deixe um comentário

Sabão Camomila

Já tinha esta receita “na calha” á algum tempo, mas por uma razão ou por outra ficava sempre no caderno… Mas hoje foi o dia e lá experimentei.
É de azeite, manteiga de cacau e óleo de coco e com óleo essencial de camomila. Parece-me uma excelente combinação para peles secas e delicadas. E adorei o cheirinho!
Agora é mesmo só esperar 4 semaninhas para experimentar…tic-tac-tic-tac

Já agora, aproveito para chamar a atenção para o molde que podemos fazer com um pacote de leite vazio. É só forrar com papel vegetal para que o sabão não entre em contacto com o revestimento interior e não se estrague. Quando o sabão endurece, desenformo e corto em pedaços mais pequenos.

Publicado em Deixe um comentário

Workshop Sabão Caseiro

No sábado foi dia de workshop e foi uma tarde mesmo bem passada! Mais uma vez, o meu muito obrigada a todas as participantes: foram fantásticas! E por favor, desculpem qualquer coisinha…
Fica também um agradecimento especial à anfitriã por ter disponibilizado este belo espaço da sua linda quinta (não deixem de visitar o link). E, para finalizar os agradecimentos, fica um especial para a autora daquele delicioso bolo de cenoura e noz, estava delicioso!
Espero que tenham gostado e que se divirtam a “sabonear”…

Publicado em Deixe um comentário

Saquinho para sabão caseiro

O Workshop de ontem correu mesmo bem e, por isso, o meu muito obrigada a todas as participantes! Foi uma tarde mesmo bem passada (os bolos deliciosos ajudaram!).
Hoje aproveitei a sestinha da princesa para fazer um saquinho para sabão, tirar umas fotos e poder explicar aqui como se faz. É muito simples e só precisamos saber o básico de tricô. Vamos começar?
Vamos precisar de uma linha de algodão (100% algodão), uma agulhas de tricô grossas (eu usei de 7mm) e uma agulha de lãs para rematar. Começamos por colocar na agulha 25pontos e depois tecemos 20 filas em malha de tricô (alternando ponto meia e ponto tricô) e rematamos.

(A malha fica mesmo assim, bem solta, porque usamos agulhas bastante maiores que as indicadas para esta linha. Essa é a ideia, para que o sabão possa tocar a nossa pele enquanto usamos.)
Depois utilizamos a agulha de lã para costurar o fundo e as laterais do quadrado para formar a bolsa. O topo da bolsinha fica aberto. Utilizamos de novo a agulha para passar uma linha nos pontos da primeira fila, formando uma fita corrediça que permite abrir e fechar a bolsinha.

Eu prefiro deixar a linha mais comprida porque utilizo para pendurar a bolsinha na torneira do duche. Assim, o sabão escorre toda a água do banho e dura mais tempo!

Esta bolsinha é perfeita para o sabonete caseiro, que precisa de estar em saboneteiras que permitam escorrer bem a água (por não levar químicos de endurecimento ou conservantes). Mas, claro que se pode utilizar com qualquer sabonete.
Bom, espero que gostem e aproveitem! Já sabem que estou ao vosso dispor para qualquer duvida.