Publicado em 1 comentário

Casaco Madragoa

É um casaco ligeiro, ajustado e com um detalhe rendado, ondulado e vertical, que lhe acrescenta leveza e fluidez. Perfeito para passear ao sol agora que os dias estão a crescer.

Este casaco é tricotado de cima para baixo, em idas e voltas, começando pela barra rendada do decote e depois formando as mangas e corpo do casaco com aumentos em raglan. Nas cavas as mangas são deixadas em espera enquanto tricota o corpo do casaco, em simultâneo com a barra rendada. Depois tricotam-se as mangas em idas e voltas.

FIO: 7 (8, 9) novelos Madragoa Rosários 4, na cor 19 (100% seda, 50gr/200m) 
AGULHAS: circulares de 3,5 mm 
ACESSÓRIOS: 6 marcadores, agulha de tapeçaria, lã de desperdício. 
TAMANHOS: S, M, L. 
MEDIDAS FINAIS: 91 (102, 110) cm de contorno de peito (ver medidas finais da peça no esquema). 
AMOSTRA: 30 ms e 38 carrs – 10×10 cm em ponto jersey com agulha 3,5 mm.

Para te ajudar preparei um video tutorial completo para tricotar este casaco, malha a malha!

Publicado em Deixe um comentário

Botinhas para bebés XXS

Esquema para tricotar botinhas para bebés prematuros e modelo criado especialmente para a Campanha da Associação XXS – XXS a XXL pequeno no tamanho, grande no coração – 2019


Através desta campanha a Associação XXS faz um apelo a todos os Portugueses para que tricotem gorros e botinhas com medidas mais pequenas, adequadas a bebés de baixo peso à nascença e contribuam desta forma para aquecer os corações dos Bebés XXS, dos seus pais, irmãos, família, amigos e profissionais de saúde que os acompanham dia-a-dia nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais de todo o País. Os gorros e botinhas vão permitir manter os bebés quentinhos e ajudar a promover o vínculo afetivo com os seus pais, através do Método Canguru.

O esquema tem instruções para tricotar as botinhas em 3 tamanhos para que sirvam em todos os bebés nestas unidades, mesmo os mais pequeninos!

Publicado em 2 comentários

Knit-a-long do casaco Tea Cup 3ª parte

E assim um instantinho chegamos ao terceiro e ultimo video do tutorial do casaco Tea Cup. Neste momento a vontade de tricotar aumenta, porque já conseguimos ver o fim e não conseguimos parar de nos imaginar com o casaco vestido…é ou não é? Eu não consigo evitar!

Neste ultimo video vou mostrar como: tricotar cós do corpo do casaco e rematar as malhas + apanhar as malhas em espera para tricotar as mangas + tricotar as diminuições que dão forma à manga + tricotar o cós das mangas + rematar e costurar. No final do video de hoje só precisa de rematar todas as linhas (tutorial aqui) e fazer a blocagem para que a barra rendada ganhe todo o seu esplendor (tutorial aqui). Depois é vestir e passear muito!

Vamos lá preparar um chá quentinho, pegar nas agulhas e carregar no play:

Publicado em Deixe um comentário

KAL Camisola Mosaico – 4ª parte

Hoje partilho o quarto, e ultimo, video tutorial do nosso knit-a-long. Mostro como tricotar as diminuições do decote, as carreiras encurtadas e os vários remates.

Na explicação das carreiras encurtadas mostro o método alemão, que é o meu método preferido. Tenho recebido imensos vídeos a pedir explicações deste método porque aparece em muitos esquemas e a explicação escrita cria bastantes dúvidas. Na realidade a explicação escrita é muito mais complicada que a técnica em si! Como qualquer método de carreiras encurtadas requer alguma atenção, mas eu até acho que este é um dos métodos mais simples e ensino muitas vezes nas minha aulas a alunas de iniciação.

Quando terminarem de tricotar a vossa camisola dediquem algum tempo (e paciência!) a rematar as linhas…sei que é aborrecido, mas para que a possam usar durante muito tempo é importante que fiquem bem feitos. E para finalizar a nossa amiga blocagem que vai transformar a nossa amarrotada camisola, numa peça capaz de arrancar uns bem merecidos -“uau, foste tu que fizeste?!”

Carreguem lá no play e vamos a isto:

Publicado em 2 comentários

KAL Camisola Mosaico – 3ª parte

E chegamos, finalmente, à parte mais divertida desta camisola – vamos brincar com as cores e desenhar o nosso mosaico!

Esta técnica de tricotar com 2 cores, também conhecida como jacquard, é bem mais simples do que parece. No inicio é preciso ter atenção para que a linha da cor não tricotada não fique demasiado apertada, mas assim que lhe “apanhar o jeito” é só diversão! Eu gosto de colocar 1 novelo de cada lado, com uma lã em cada mão e assim nunca tenho fios ensarilhados…um pormenor muito simples mas que faz com que tricotar seja muito mais confortável. Eu sigo a regra de colocar sempre a cor principal na mão direita e a cor de contraste na mão esquerda. Sei que nas primeiras malhas pode parecer estranho ter a lã na mão esquerda mas num instante nos habituamos.

Neste 3º video vou mostrar como unir as mangas e o corpo na mesma agulha circular, como tricotar as diminuições raglan e, claro, como tricotar o desenho em jacquard. Vamos a isso?

Publicado em 26 comentários

KAL Camisola Mosaico

O outono está a chegar e, com ele, a vontade de tricotar camisolas. Ontem enquanto percorria as estradas junto ao “meu” Douro, percebi o quanto as cores desta camisola combinam com as outonais folhas de videira alaranjadas. Tive a certeza que este é, sem duvida, o projecto ideal para acolher o fresco outonal (embora este esteja a tardar em chegar!).

Mas eu sei que tricotar sozinha nunca tem tanta piada como tricotar em conjunto. É muito mais divertido quando podemos partilhar os nossos progressos, as nossas conquistas e ter ajuda para resolver todas as duvidas. E foi a pensar neste companheirismo que resolvi lançar este “Knit-a-long” de outono. Vamos tricotar a camisola Mosaico todas juntas e partilhar tudinho no nosso grupo no Ravelry.

Esta camisola foi desenhada para ser muito confortável. Está tricotadas com fio TEC – total easy care , da Rosários4, 100% lã (mas que podem lavar e secar na máquina). Está decorada com um desenho de cor contrastante inspirado nos padrões do tradicional mosaico hidráulico. É tricotada de baixo para cima, em circular e sem costuras. O corpo e as mangas são tricotadas em circular, pelo lado do direito até à altura das cavas. Em seguida, todas as partes são unidas na mesma agulha circular para tricotar o decote.

Mas, ainda assim, achei que este projecto podia ser algo mais e, por isso, resolvi preparar 4 video-tutoriais com o passo-a-passo completo para tricotar esta camisola….nunca resisto! Assim, além de ser um projecto muito giro, para tricotar com as amigas (reais e virtuais) passa a ser também um mini-curso sobre como tricotar uma camisola sem costuras.

Vou mostrar como montar as malhas, tricotar em circular, diminuir, aumentar, unir mangas e corpo, raglan, jacquard (ou fair isle/ stranded colorwork), carreiras encurtadas…tudo, mesmo tudo que precisam saber para tricotar esta camisola do principio ao fim.

Vamos às compras? Vão precisar de 8 (9, 10) novelos TEC Rosários 4 –  na cor principal (eu usei a 09) + 2 (2, 2) novelos TEC Rosários 4 – na cor de contraste (eu usei a 02). As quantidades correspondem aos tamanhos S, M, L [86 (95, 105) cm de contorno de peito].

Na camisola da foto foi utilizada a cor 09 no corpo e a cor 02 no decote, mas acho que no corpo também podem resultar muito bem as cores: 30, 32, 23, 06, 33, 34, 07, 26 e 11. Para o decote as minhas preferidas são: 01, 03 e a 29. As test-knitters que me ajudaram imenso neste projecto tricotaram uma versão com as cores 30 + 01, e outra nas cores 34 + 35 e gosto muito do resultado em ambas as versões. Passem lá pelo grupo para dizer olá e para nos contarem tudinho sobre as cores que vão escolher! Eu vou passar por lá para vos contar as cores que vou usar nos vídeos….

O esquema e o primeiro vídeo saem já na próxima sexta-feira dia 3 e começamos logo a tricotar o corpo da camisola. Preparem as agulhas!

Publicado em 10 comentários

Fofo Baleia – 2ª parte do video tutorial para tricotar um fofo de bébé

E, porque a fofura do verão tem de continuar, aqui está a 2ª parte do video tutorial do nosso Fofo Baleia. Neste video vou mostrar como: tricotar o desenho, separar frentes e costas, fazer as diminuições, separar as alças e apanhar malhas para o remate da abertura das pernas. Muitas técnicas num video só, mas vai valer a pena!

Pousem o gelado, agarrem nas agulhas e vamos a isso:

Publicado em 9 comentários

Remate tubular para canelado 1×1

Este deve ser um dos tutoriais mais pedidos de sempre! Muita gente se lembra de ver a avó a rematar o cós das camisolas com agulha de coser, mas ninguém se lembra de como fazer… Confesso que foi um tutorial difícil de preparar, é uma técnica com muito passos e não é simples resumir e “universalizar” para que dê para todas vocês seguirem. Mas vale a pena o esforço! Os canelados rematados com esta técnica ficam perfeitos – o remate é invisivel e bastante elástico.

Como não é uma técnica que se utilize todos os dias, o importante é perceber o processo e depois podem voltar a este video sempre que precisarem. Além disso preparei um cartão com a “música” utilizada neste remate para que possam levar sempre no saco do tricot – espetacular, certo?

– Música para Remate Tubular

Agora peguem lá nas agulhas, tricotem e uma amostra de canelado e toca a experimentar:

Depois disto acho que nunca mais se vão conformar com outro remate em canelado. Vale todos os segundos extra de dedicação e combina na perfeição com a montagem tubular que já expliquei aqui no blog.

Neste tutorial utilizei a lã Capuccino da Rosários4, é uma mistura de lã com fibra de leite – super macia!

Publicado em 10 comentários

KAL Xaile Alfama – 3ª parte (renda por música)

E estamos a chegar ao final do nosso xaile e à parte mais divertida – a barra rendada! Esta barra foi inspirada nas tradicionais ‘rendas por música’ que eram tricotadas seguindo umas instruções com uma simbologia própria. Em vez dos gráficos ou desenhos, as instruções são dadas por um conjunto de símbolos, sendo os mais comuns, o X e o O que correspondem ao mate simples e à laçada, respectivamente.

imagem do livro “Rendas por Música” de Maria José Roxo

Um dos aspectos curiosos destas rendas é que podem ser tricotadas sempre em liga ou sempre em meia, sem diferença nenhuma no aspecto final do trabalho – são em ponto mousse e por isso é confortável para todas as técnicas! Podem saber mais sobre este tipo de rendas no livro “Malhas Portuguesas”, da Rosa Pomar e o livro que conheço com mais esquemas é o “Rendas por Música” da Maria José Roxo (mas, infelizmente, já é muito difícil de encontrar).

imagem do livro “Rendas por Música” de Maria José Roxo

Neste xaile utilizei o acabamento em “conchas” como nas imagens acima e desenhei a barra com pormenores de flores e uma barra, também florida, na transição. Em vez de ser tricotada e aplicada posteriormente na peça, a barra é tricotada em conjunto com as malhas do xaile. Começar a tricotar esta barra requer algum cuidado e atenção a seguir as instruções, sobretudo no inicio, mas as técnicas utilizadas são muito simples. Não se esqueçam de descarregar o esquema com a instrução completa da barra para irem acompanhando a música. Preparadas para tocar? É só carregar no play:

Estou muito curiosa para ver os vossos “Alfamas”, não se esqueçam de ir partilhando as fotos com as etiquetas #kalalfama, #nionoi e #rosarios4 para conseguirmos acompanhar. E no próximo domingo dia 2/Julho vou estar na FIA a partir das 17h30 para o encontro de tricot do “kal Alfama” – espero por todas vocês!

Publicado em 6 comentários

KAL Alfama – 2ª parte

A adesão a este KAL foi fantástica e nem imaginam a alegria que isso me traz…tricotar em conjunto com todas vocês é muito mais divertido! Apesar de algumas dificuldades iniciais em encontrar os fios nas cores pretendidas, somos muitas a tricotar várias versões do xaile. Obrigada por tirarem um bocadinho do vosso tempo para irem partilhando comigo as fotos dos vossos progressos. Adorei ir vendo as vossas combinações de cores, a escolha de outros fios e ajudar um bocadinho nesse planeamento que também faz parte de tricotar (e eu adoro!).

Pusemos agulhas-à-obra e a primeira parte do xaile está concluída. Agora começa a arte divertida – vamos juntar cores! O padrão de riscas é tricotado com malhas passadas para acentuar o efeito de ‘mistura’ e em seguida tricotamos um ponto de laçadas que acrescenta leveza ao nosso xaile. Mas claro que está tudo explicadinho aqui no video:

Estou curiosa para ver como vão resultar os vossos trabalhos e como essas cores se vão entralaçar…partilhem as vossas fotos comigo e utilizem as hashtags #kalalfama, #nionoi e #rosarios4 para conseguirmos acompanhar! 🙂