KAL Camisola Mosaico

O outono está a chegar e, com ele, a vontade de tricotar camisolas. Ontem enquanto percorria as estradas junto ao “meu” Douro, percebi o quanto as cores desta camisola combinam com as outonais folhas de videira alaranjadas. Tive a certeza que este é, sem duvida, o projecto ideal para acolher o fresco outonal (embora este esteja a tardar em chegar!).

Mas eu sei que tricotar sozinha nunca tem tanta piada como tricotar em conjunto. É muito mais divertido quando podemos partilhar os nossos progressos, as nossas conquistas e ter ajuda para resolver todas as duvidas. E foi a pensar neste companheirismo que resolvi lançar este “Knit-a-long” de outono. Vamos tricotar a camisola Mosaico todas juntas e partilhar tudinho no nosso grupo no Ravelry.

Esta camisola foi desenhada para ser muito confortável. Está tricotadas com fio TEC – total easy care , da Rosários4, 100% lã (mas que podem lavar e secar na máquina). Está decorada com um desenho de cor contrastante inspirado nos padrões do tradicional mosaico hidráulico. É tricotada de baixo para cima, em circular e sem costuras. O corpo e as mangas são tricotadas em circular, pelo lado do direito até à altura das cavas. Em seguida, todas as partes são unidas na mesma agulha circular para tricotar o decote.

Mas, ainda assim, achei que este projecto podia ser algo mais e, por isso, resolvi preparar 4 video-tutoriais com o passo-a-passo completo para tricotar esta camisola….nunca resisto! Assim, além de ser um projecto muito giro, para tricotar com as amigas (reais e virtuais) passa a ser também um mini-curso sobre como tricotar uma camisola sem costuras.

Vou mostrar como montar as malhas, tricotar em circular, diminuir, aumentar, unir mangas e corpo, raglan, jacquard (ou fair isle/ stranded colorwork), carreiras encurtadas…tudo, mesmo tudo que precisam saber para tricotar esta camisola do principio ao fim.

Vamos às compras? Vão precisar de 8 (9, 10) novelos TEC Rosários 4 –  na cor principal (eu usei a 09) + 2 (2, 2) novelos TEC Rosários 4 – na cor de contraste (eu usei a 02). As quantidades correspondem aos tamanhos S, M, L [86 (95, 105) cm de contorno de peito].

Na camisola da foto foi utilizada a cor 09 no corpo e a cor 02 no decote, mas acho que no corpo também podem resultar muito bem as cores: 30, 32, 23, 06, 33, 34, 07, 26 e 11. Para o decote as minhas preferidas são: 01, 03 e a 29. As test-knitters que me ajudaram imenso neste projecto tricotaram uma versão com as cores 30 + 01, e outra nas cores 34 + 35 e gosto muito do resultado em ambas as versões. Passem lá pelo grupo para dizer olá e para nos contarem tudinho sobre as cores que vão escolher! Eu vou passar por lá para vos contar as cores que vou usar nos vídeos….

O esquema e o primeiro vídeo saem já na próxima sexta-feira dia 3 e começamos logo a tricotar o corpo da camisola. Preparem as agulhas!

26 thoughts on “KAL Camisola Mosaico”

  1. Vera Castro

    Ai Filipa simplesmente adoro! Sou sua mega fã e o trabalho que faz é de louvar para pessoas inexperientes como eu mas que adoram tricotar. Obrigada

  2. Paula Queiroz Pereira

    Muito obrigada Filipa por esta iniciativa maravilhosa 🙂
    Este trabalho é fantástico para aprender e desenvolver novas técnicas e o passo a passo é essencial.
    Beijo virtual 😉

  3. Belmira Candeias Silva

    Adoro estou tentada mas queria tanto aprender a fazer meias…..Bjinhos amiga.? obrigado.

  4. helena bravo

    Adorei a idea que vou tentar seguir através do video .que idea fabulosaFilipa!

  5. Leonor Leal

    Olá Filipa,
    Estou entusiasmada, sou uma principiante que gosta imenso de tricotar…mas coisas simples. Este projeto agrada-me imenso, vou tentar. Obrigada e bem haja por estás suas iniciativas. Beijinhos ???

  6. Maria de Fátima Araújo

    Olá Filipa!
    Mais um trabalho que sairá fantástico.

    Queria perguntar algo, em relação ao trabalho anterior, “botinhas e gorrinhos XXS”: posso usar a linha da Rosários 4 us? Será adequado? Tenho também uns restos de lã merino de bébé, poderei usar?
    Ainda outra dúvida, onde posso encontrar no grande Porto os fios Rosários?

    Obrigada e mais uma vez parabéns!

  7. Gosto muito da camisola e vou seguir os vídeos
    Tenho melhorado os meus trabalhos com o seu blog.
    Neste momento estou a executar uns trabalhos para a minha neta.
    Gosto muito de tricot e tenho feito alguns trabalhos interessante.
    Beijinhos

  8. A camisola está muito bonita. Estou muito entusiasmada em fazer uma camisola assim, começada por baixo e inteira, sem costuras. Bem haja e sempre a aprender.

  9. Lucilia Pinto

    Olá Filipa!! Obrigada de ❤️ Pela sua dádiva e ensinamento!! Vou participar !! Bjs

  10. Olá Filipa adorei a camisola mas como sabe eu vivo em Setúbal e não sei onde encontrar as marcas de lã de que fala, gostaria muito de poder aprender muita coisa consigo mas estamos muito longe, e eu adoro fazer tricô mas tenho muitos problemas com os tamanhos e não sei tricotar em redondo sem costuras. Tenho pena de não poder aprender tudo consigo. Por isso não posso fazer a camisola que é muito linda. Beijos. ?

  11. Beatriz Medon Quintino

    O norte é lindo, logo, também dá ideias fantásticas.
    Lindíssima camisola. Obrigada pela sua partilha.

  12. Obrigada pela ideia e por se dar ao trabalho de fazer os videos eu vou fazer tenho que ir comprar as lãs não tenho dificuldades em fazer em circular graças a ter aprendido consigo agulha mágica passei a fazer as meias assim. Um abraço e bons trabalhos

  13. Beatriz Carvalho

    Obrigada por partilhar! Ainda não tenho o fio, na zona onde moro é difícil encontrar fio da Rosários. Tenho que mandar vir pelo correio. Mas estarei atenta às publicações. ☺

  14. maria joão gutierrez

    Obrigada!
    Vou finalmente poder aprender essa técnica.

    Bjs
    Maria João

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.