Isso das diminuições é giro…mas, e do avesso?

Depois de escrever o post das diminuições simétricas, sabia que a pergunta ia chegar:

“Quando tricoto camisolas sem costuras, faço-o pelo avesso, sempre em liga, como posso conseguir essas diminuições simétricas de que fala?”

….e chegou!

Pois é uma pergunta muito boa, sim senhor! Aqui o truque é perceber a inclinação que cada diminuição feita pelo avesso, tem no lado do direito do trabalho. Mas não precisam de entrar já em pânico!

Vejam nesta imagem, as diminuições que podem utilizar no lado do avesso para obter o mesmo resultado final das diminuições simétricas de que vos falei antes:

diminuicoes_liga_avesso

Na parte inferior da amostra utilizei a diminuição “passar, passar, liga” (slip, slip, purl), antes do marcador e “2 liga juntas” (purl 2 together), depois do marcador. Na parte superior da amostra inverti as diminuições.

diminuicoes_liga_direito

Assim fica tudo mais simples, não? Nem por isso, não é? O “passar, passar, liga” (slip, slip, purl) causa duvidas e confusão?

Eu mostro:

3 thoughts on “Isso das diminuições é giro…mas, e do avesso?”

  1. Devia de ensinar muito mais coisas de tricot, pois ensina muito bem . Excelente. Parabéns

  2. Mais uma vez obrigada! As suas explicações, para além de agradáveis de ver, são de uma clareza absolutamente brilhante! Estou a usar num gorro e está a ficar perfeito. Many thanks!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.